Historia do Rock Instrumental

16-01-2011 20:39

A música instrumental no rock começou antes dos anos 50, responsável justamente para o desenvolvimento do mesmo, lá nos anos 30 com o bluegrass, western swing, boogie woogie, e por fim com nascimento do rock 'n' roll nos anos 1940 com o jump blues ou rhythm & blues. Portanto, segundo muitos críticos, o gênero rock & roll esconde mais idade, porem só diferencia principalmente com seus rótulos e/ou nomes dados em seu desenvolvimento. Honky Tonk foi um r&b de 1956 de Bill Doggett que influenciou no fortalecimento da cultura instrumental no rock 'n' roll.

Mas o rock instrumental se fortaleceu definitivamente, tornado um estilo mais reconhecido e mais influente à partir de 1958 na América com artistas que contribuiram com a evolução do baixo elétrico e da guitarra elétrica, e, experimentaram músicas regionais como; Link Wray, Duane Eddy, Santo & Johnny, The Fireballs, entre outros, abrindo caminhos para grupos em 1959 como The Ventures e o inglês The Shadows. O rock instrumental é um dos pais do surf rock surgido no início da década de 60 por Dick Dale, Beach Boys, Ventures, Jan & Dean e os australianos The Atlantics, entre outros.

O rock instrumental e o surf rock foram responsáveis pela continuidade do rock 'n' roll no fim dos anos de 1950 e na primeira metade dos anos de 1960 (período de 1958 até 1964) na América e, provando que o rock estava mais vivo do que nunca, ao contrario do que é dito injustamente em sites e pela história da música 'supostamente' oficial, alegando está morto o rock no final dos anos de 1950 até a Invasão Britânica, chamando os inglêses de os salvadores do rock'n'roll.

Neste período (1958 até 1964) onde o rock 'n' roll desde seu princípio lá nos anos de 1940 até 1957 passa a evoluir de forma muito mais rápida. Mas é importante o reconhecimento do rock instrumental, ja que é nele onde foi criada a distorção, reverbs, explorada a díade pelo lendário Link Wray com a Rumble em 1958, Duane Eddy que no mesmo ano também ajuda na evolução tecnológica da guitarra gravando também a Movin'n'Groovin, e Dick Dale que apesar de só gravar em 1961, ajuda na evolução da potência da guitarra e reverbs nesse mesmo período através de seu trabalho com Leo Fender.

Outro grupo pioneiro do gênero na época foi The Champs.

 

Desenvolvimento, pioneiros, surf rock e primeira metade dos anos de 1960

Esses estilos e seus artistas trouxeram novos instrumentos, sonoridades modernas e estimularam o experimentalismo no rock e pop em geral, como na influência de imigrantes mexicanos nos Estados Unidos na segunda metade dos anos 1950, como um exemplo desta influência sendo Ritchie Valens e seu sucesso em 1958 e 1959.

Link Wray é um descendente de Shawnee, uma tribo de índios americanos, gravando a Rumble, sendo uma pioneira canção do rock. Esta canção foi acusada de apologia à violência pelo seu nome e proibida em varias estações de rádio, mas seu sucesso foi grande. Link Wray furava as caixas de som no estúdio para poder deixar o som distorcido, e até conseguiu tirar da guitarra a distorção, além,de deixar os produtores irritados na época devido às estas loucuras experimentais. Assim surgiu a Rumble, pioneira da distorção. Link Wray e Dick Dale são considerados os vovôs do heavy metal, sendo Link um pioneiro da distorção, e, Muddy Waters, T-Bone Walker, Elmore James e músicos de blues foram também uma grande influência na música pesada desde os anos de 1940 com suas guitarras sujas e quase distorcidas no jump blues, blues e rhythm & blues.

Link Wray citava suas origens nos nomes de seus instrumentais, como Comanche de 1959. Talvez Link tenha influenciado o rock instrumental de The Shadows um ano depois com a Jet Black em 1959 e Apache de 1960. Comanche é de 1959 e Apache de 1960.

Santo & Johnny foram a dupla classica do rock'n'roll formada pelos irmãos ítalo-americanos, Santo & Johnny Farina que estudaram a guitarra e guitarra havaiana, mais conhecida como steel guitar no Hawaii. Santo com sua steel guitar e Johnny com a guitarra elétrica lançaram um instrumental em 1958 chamada Sleep walk, uma balada r&b com um tempero havaiano, sendo conhecida como um rock instrumental. A balada r&b foi popular nos anos 1950 principalmente por grupos doo wop e era chamado de rock'n'roll, vide nos sítios de The Platters, The Drifters, etc. A Sleep Walk foi uma revolução com a guitarra havaiana ou steel guitar para a influência no rock'n'roll.

A dupla foi um grande sucesso e influenciou praticamente muitos grupos de rock'n'roll de toda década de 1960.

Por volta de 1888, Jonah Kekuku, um havaiano de O'ahu, então com 14 anos e estudando em Honolulu, acha um cilindro de metal enferrujado no chão. Ele passa a usá-lo pra tocar seu violão acústico e assim nasceu a concepção que hoje reconhecemos como slide guitar, que é chamado por ele de steel guitar. O aço também se refere ao elemento usado para tocar o instrumento, o slide (deslizante).

Daí um dos assuntos polêmicos criados pelos amantes da surf music que, alega ter surgido junto com rock'n'roll, sendo um estilo independente e rival, mas que foi desenvolvido com a ajuda do rockabilly por Dick Dale e pela popularização de músicas regionais no rock e blues como por exemplo Santo & Johnny já citados. O que existia era a música regional como a havaiana, mexicana, etc.

Duane Eddy, foi um ícone e primeiro à lançar uma álbum no período em 1958 com a Movin'n'Groovin, já que praticamente todos só haviam lançado compactos, lançando álbuns a partir de 1960. Foi votado pelo New Musical Express (tablóide britânico) como personalidade musical número 1 do mundo afastando até Elvis em 1960 e, foi o primeiro guitarrista do rock 'n' roll à ter uma assinatura modelo de guitarra.

Em 1960 a guild guitars introduziu a duane eddy modelo DE 400 e a deluxe DE 500.

Foi mais limpo que seu contemporâneo Link Wray, e, foi bem rockabilly instrumental. Duane Eddy influenciou Quarrymen antes ainda de se tornar Beatles, além de dar origem àquela guitarra no início de Surfin' USA dos Beach Boys em 1963, uma versão da música de Chuck Berry, embora injustamente chamada de plágio.

Dick Dale por sua vez ajudou a evoluir tecnologicamente a guitara nesse mesmo período em seu trabalho com Leo Fender, mas só foi lançar suas musicas a partir de 1961 com Let's Go Tripin, Jungle, etc. Misirlou é um clássico do surf rock lançado em 1962, e, o surf rock (tradicional) se diferencia do rock instrumental mais pela temática e é mais puxado para o rockabilly, já o rock instrumental é mais vasto. O surf rock contribuiu para o surgimento do pop sofisticado, art rock, rock psicodélico, e para a uma das maiores divulgações do rock instrumental, ou talvez a maior até hoje.

O surf rock foi o primeiro gênero da tal surf music.

The Fireballs foi outro grupo que ajudou a abrir caminhos para o rock instrumental com clássicos no fim dos anos 1950 como I Don't Know e Fireball de 1958, Torquay e Bulldog em 1959 e, eps e álbuns em 1960 como Fireballs e Vaquero.

The Shadows antes era a banda chamada Drifters' em 1958 que acompanhava Cliff Richard, um artista e pioneiro inglês, e, como Drifters era um grupo americano, processou os inglêses, forçando-os a mudar para Shadows, agora só como banda instrumental em 1959. O guitarrista Hank Marvin é um dos principais da banda, e, o The Shadows é uma dos mais influentes grupos no mundo, influenciando muitas e muitas bandas de surf rock. O grupo na época de Cliff Richard foi responsável por uma das primeiras gravações de rock'n'roll britânicas, segundo músicos como J. Lennon, apesar de que já tinha músicos (embora poucos) que já haviam gravado o estilo antes na inglaterra como Tommy Steele.

O instrumental Apache de Shadows de 1960 foi escrito por Jerry Lordan, um compositor de música instrumental de nome na inglaterra, e foi originalmente gravada no inicio de 1960 por Bert Weedon', um guitarrista bastante influente da inglaterra, mas por incrivel que pareça, o Jerry não gostou da versão e fêz com que não fosse liberada e realizada, aí deu para os mais jovens The Shadows. Apache foi inspirada no filme de 1954 chamado Apache, contudo o instrumental no rock'n'roll já estava ficando mais forte, e Link Wray gravou um ano antes (1959) a clássica Comanche.

Os americanos estimularam os inglêses no estilo. Por sua vez os ingleses fizeram muito sucesso e, inclusive influenciaram grupos da jovem guarda como Os Incríveis, Jet Blacks, e outros grupos de rock instrumental brasileiro.

The Shadows por sua vez foi o grupo de maior sucesso na inglaterra antes dos Beatles, chegando a influenciar a forma moderna de se gravar baixo no estúdio.

The Ventures foi um grupo americano e contemporâneo dos Shadows, sendo o maior rival dos ingleses. The Ventures foi um que também inaugurou o surf rock, sendo um dos maiores representantes do estilo, e influenciou com seus clássicos tanto como seus rivais como Walk Don't Run e Perfídia em 1960. George Harrison diz que Beatles preferiu Ventures como base de influencia nos anos 1960. O estilo serviu para abrir caminhos para a invasão britânica.

Daí começou uma febre de grupos de rock instrumental e de surf rock como The Surfaris, The Atlantics, The Chantays e muitos outros entre 1961,1962 e 1963.

Uma banda que ajudou a dar mais nome ao surf rock e à seus artistas como Dick Dale foi Beach Boys que, além de desenvolver o surf rock vocal ao lado de Jan & Dean, fez vários instrumentais de baixo, guitarra e bateria, gravada por eles mesmos, já que foram a referencia em vocais dos anos 1960 e 1970. Esses instrumentais são Stocked, Surf Jam e até a Misirlou gravada por Dick Dale antes, entre outros instrumentais, além da versão da Honky Tonk de Bill Doggett. Jan & Dean também lançou instrumentais através de sua banda em seus discos na maioria cantados. Até Bo Diddley lançou discos do gênero.

 

Segunda metade dos anos 60

Frank Zappa começou sua carreira no estilo surf como produtor no inicio dos anos 60. O Freak Out foi lançado pouco depois do Pet Sounds dos Beach Boys em 1966, e foi pioneiro em experimentalismo.

O Pet Sounds e Freak Out foram pioneiros álbuns do art rock, estimulando a música psicadélica. A música psicadélica abriu caminhos para Jimi Hendrix, Alvin Lee e que deu origem à toda a musica surgida no fim dos anos 1960 e toda a década de 1970. Esta música foi bastante responsável pelo surgimento de instrumentais mais pesados e progressistas como o Heavy Rock e rock progressivo. Por outro lado, o soul estava crescendo no fim dos anos 1950, evoluiu em outro no ano de 1964 e principalmente em 1965 por James Brown, o funk. O soul e funk foram também importantes para a música psicadélica nos anos 1960.

O funk cresceu no meio instrumental justamente pela sua influencia forte do jazz e, foi explorado pela música psicodélica em 1967 com Hendrix, ajudando à evoluir o gênero na guitarra e com sua banda em vários instrumentais e, instrumentais bem suingados.

 

Fim dos 60' e toda a década de 1970

Depois de toda dessa explosão musical surgida na segunda metade dos anos 1960, o fim da década é marcada por uma mistura imensa de estilos ao rock e, Carlos Santana é reconhecido em 1969 no Woodstock, festival marcado por instrumentais de Alvin Lee, Jimi Hendrix, e Carlos Santana com sua música latina totalmente assumida no rock'n'roll como no clássico Soul Sacrifice. Lança mais clássicos nos anos 1970.

A música progressista foi bastante fundamental para o desenvolvimento do rock instrumental nos anos 70. Neste período (1975 à 1977) surge o punk, um som que tem como uma de suas bases o rock de garagem e que deu mais velocidade e agressividade ao metal na segunda metade dos 1970 e toda a década de 1980. Contudo, o rock de garagem foi desenvolvido inicialmente pelos músicos da leva mais clássica do rock instrumental, ou seja, do fim dos anos 50 e início dos 60 como Link Wray, um dos principais exemplos. Outros exemplos são de alguns grupos de surf rock como The Trashmen, e, até Beach Boys se aventurou no som na sua primeira fase.

Na década de 1970 teve também o fortalecimento e definição de um estilo já antigo, o jazz fusion (um filho do bebop) com Miles Davis, Chick Corea, Spyro Gyra, Al Di Meola e muitos outros, e, foi chamado de jazz rock inicialmente. Ganha uma vasta versatilidade ritmica como jazz com salsa, jazz mambo (esse bem antigo), sendo chamado de jazz rock e confundido com o funk em alguns instrumentais mais cadenciados, ganhando o nome de jazz funk, justamente por ter a grande influência deste estilo. O jazz fusion é exclusivamente instrumental, além de ter influenciado no surgimento do prog metal. Um exemplo de álbum só de instrumental setentista é da dupla John Lee & Gerry Brown, que, é totalmente soul-funk, e com influências do fusion.

A década teve Rush, Yes, Triumvirat, King Crimson, entre outros, com instrumentais complexos de rock progressivo.

 

Anos 80, 90 e atualidade

Nos anos oitenta guitarristas influenciados pelo metal e progressivo como Steve Vai, Joe Satriani, Yngwie Malmsteen e vários guitarristas evoluiram tecnicamente o estilo, agora com mais ifluências do jazz fusion, e erudito que, logo faz surgir o prog metal, até agora o mais complexo tecnicamente estilo de rock, valorizando músicas instrumentais e dividindo com músicas cantadas como Dream Theater.

O prog metal é uma mistura de praticamente todas as vertentes do rock de forma homogênea, tanto das mais vanguardistas quanto das mais simples. A música ultra rápida e pesada como o thrash metal é uma das suas influências, ja que o thrash possui também músicas instrumentais e, cheios de variaçóes ritmicas e de andamento, e evoluiu a técnica de dois bumbos na velocidade, influenciando bateristas até de jazz nos workshops. Dream Theater é um dos nomes do gênero prog metal.

Uma banda de prog metal só instrumental que representa na atualidade é o Planet X.

 

Voltar

Procurar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.