Historia do Metal Progressivo

18-01-2011 21:29

Metal progressivo, também conhecido como prog metal, é uma versão pesada do rock progressivo, distinguido pelo uso de estruturas de composição complexas, linhas de tempo diferentes e outras características. Pode-se dizer que é o mais complicado estilo musical dentre as ramificações do rock.

Características do estilo

Trata-se de uma combinação de rock progressivo, com composições de duração pouco usual (algumas chegam até vinte minutos ou ainda mais, por exemplo, no segundo CD do álbum duplo do Dream Theater, Six Degrees of Inner Turbulence, há uma música de quarenta e dois minutos, dividida em oito partes) com direito a movimentos e diferentes atmosferas dentro deste período e a presença de músicos com competência técnica acima da média, com toda a agressividade heavy metal, embora o rock progressivo também em certos casos se aproxima dessa performance energética (vide King Crimson).

 

 Precursores

Bandas de rock progressivo que possuíam um som mais pesado podem ser consideradas precursoras do metal progressivo. Algumas delas são: High Tide, Uriah Heep , Rush.

 

História do metal progressivo

Sua origem vem do rock progressivo das décadas de 1960 e 1970 como Pink Floyd, Yes, Genesis e Rush. Mas o metal progressivo não desenvolveu seu próprio gênero antes da segunda metade da década de 1980. Pode-se dizer um precursor do prog metal foi o High Tide, que publicou dois álbuns, em 1969 e 1970, especialmente seu primeiro álbum “Sea Shanties”. Bandas como Dream Theater, Queensrÿche e Fates Warning, Watchtower, utilizaram mais claramente e de modo mais contundente elementos desses grupos de rock progressivo, principalmente a estrutura da composição das músicas, mesclando-as com características do heavy metal, atribuídas a bandas como Uriah Heep,Metallica, Megadeth, Deep Purple, Black Sabbath e Iron Maiden, Seven Horizons. O resultado pode ser descrito como a mentalidade do rock progressivo com estilo de heavy metal.

O gênero alcançou seu auge comercial no final da década de 80, quando "Silent Lucidity" do Queensrÿche esteve constantemente nas rádios e na MTV. Não era uma típica música de prog metal, mas fez com que se abrissem as portas para uma nova legião de fãs do Queensrÿche, tendo surtido efeito na popularidade de outras bandas de prog metal da época. Em 1993, "Pull Me Under" do Dream Theater, uma música mais típica de prog metal do que "Silent Lucidity" e ainda numa linha mais próxima ao heavy metal, se tornou popular no rádio e na MTV.

Voltar

Procurar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.